As nossas cenouras

Daucus carota ,popularmente conhecido como cenoura, é uma planta conhecida e apreciada desde a antiguidade. A cenoura laranja, que é hoje sinônimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange.

A raiz desta é tuberosa, laranja, com uma textura lenhosa e comestível. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível. As cenouras podem ser comidas cruas, inteiras, ou como parte integrante de saladas, pode também ser cozinhada em sopas e refogados.

As cenouras possuem grandes quantidades de fibras, minerais e β-caroteno e são antioxidantes. Apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A. Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la.

Valor nutricional

Cada 100 gramas de Cenoura (Daucus carota) contém:

  • Calorias- 51kcal
  • Proteínas- 1,5g
  • Gorduras- 0,3g
  • Provitamina A- 14500 U.l.
  • Vitamina K – 5 mg
  • Vitamina B2 (Riboflavina) – 30 mcg
  • Vitamina B3 (Niacina) – 0,3 mg
  • Vitamina C (Ácido ascórbico) – 27 mg
  • Potássio- 290 mg
  • Sódio- 100 mg
  • Cálcio- 45 mg
  • Fósforo- 40 mg
  • Enxofre- 22 mg
  • Cloro- 5 mg
  • Magnésio- 4 mg
  • Silício- 2 mg
  • Ferro- 1 mg